MOCIDADE ESPÍRITA
​FRANCISCO DE PAULA

HISTÓRIA

Quem chegar à Congregação aos sábados às 17:00 horas verá uma alegre reunião de jovens, regada de sorrisos e música! São as reuniões da Mocidade Espírita Francisco de Paula, que contam com muitos jovens para o estudo sistematizado da Doutrina Espírita e para a prática da Caridade.

Nossa história começa com o I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, realizado de 18 a 25 de julho de 1948 no Rio de Janeiro, que motivou a criação da Mocidade, em 27 de junho deste mesmo ano. Em uma tarde festiva, tanto em nosso plano como, com certeza, no plano espiritual, iniciaram-se os trabalhos da Mocidade Espírita Francisco de Paula (MEFP) contando também com a presença de jovens de outras Mocidades trazendo incentivo e alegria. 

​Os trabalhos da Mocidade iniciaram-se com 18 jovens, que queriam não somente participar do Congresso, mas também levar a evangelização e o Espiritismo aos jovens frequentadores da Congregação Espírita Francisco de Paula (CEFP).


A Mocidade cresceu, e em 1950 já estava entre as maiores do bairro. Porém, as ideias inovadoras nem sempre encontram pronto o solo para frutificarem. Não foi diferente com a recém-criada Mocidade e, por motivos diversos, suas atividades foram paralisadas neste ano. Porém, quando a semente é boa, o Divino Cultivador a faz germinar no momento mais propício. E foi assim que, em 1963, quando a Casa encontrava-se sob a direção espiritual de Casemiro de Lima Barboza, iniciou-se uma série de reuniões com o objetivo de retomar os trabalhos de nossa Mocidade. As reuniões se estenderam por dois anos, até que em 31 de julho de 1965 a Mocidade reiniciou suas atividades, com uma nova estruturação e um novo Estatuto, instrumentos adequados à sua liberdade e crescimento. Em 15 de agosto seguinte, os próprios jovens elegeram a primeira direção da Mocidade, em processo democrático que até hoje se repete, sendo eleito o irmão Luiz Carlos Ferreira. 

De lá para cá, como fruto do trabalho dedicado e anônimo de todos os seus participantes e sob a amorosa orientação de Francisco de Paula, a MEFP tem crescido. Hoje, nós somos a Família MEFP, formada por nossos queridos jovens e evangelizadores que fortalecem os seus laços a cada sábado. Além disso, muitos dos que receberam suas primeiras luzes doutrinárias em suas reuniões de sábado encontram-se hoje espalhados pela seara, alguns em nossa própria casa, outros não, mas sempre trabalhando em prol da caridade e do Espiritismo. 

Hoje, nossos jovens espíritas continuam a escrever esta história com seu trabalho, seu estudo e sua presença. E a nossa Mocidade continuará a fortalecer sempre os laços que unem a nossa Família MEFP.