ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO MANDAMENTO; INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO

O estudo da Doutrina Espírita é fundamental para uma melhor compreensão de seus postulados, conforme diz Kardec no capítulo I de “O Que é o Espiritismo”:

Como todas as ciências filosóficas, esta exige longos estudos e minuciosas observações; é então que se aprende a distinguir a verdade da impostura.

A CEFP oferece aos frequentadores diversas oportunidades de estudo da Doutrina Espírita e do Cristianismo, sempre com base na Codificação de Kardec.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA (ESDE)​

O ESDE tem origem em uma campanha institucional permanente da Federação Espírita Brasileira, lançada em 1983, que tem por objetivo divulgar, nacionalmente, o aprofundamento nos estudos da Doutrina espírita. Seu formato é o de reunião semanal com o objetivo de estudo regular e metódico, em grupo, da Doutrina Espírita, sempre fundamentado no exposto nas obras básicas da Codificação de Allan Kardec.

Seu público-alvo são todos os irmãos, frequentadores da CEFP, que desejem estudar a Doutrina Espírita e aprofundar-se em seus conceitos básicos.

ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA (EADE)​

O EADE tem como proposta enfatizar o tríplice aspecto da Doutrina Espírita, estudado de forma geral nos cursos de formação básica, usuais na Casa Espírita. O estudo  teórico  da  Doutrina  Espírita  desenvolvido  no  EADE  está fundamentado nas obras da Codificação e nas complementares a estas, cujas  ideias guardam fidelidade com as diretrizes morais e doutrinárias definidas, respectivamente por Jesus e por Allan Kardec.

Seu público-alvo são os irmãos que já tenham cursado o ESDE.​

ESTUDOS DA CODIFICAÇÃO

Grupos de estudo da Codificação Espírita em formato ligeiramente diferente do ESDE. Seu público-alvo é o mesmo do ESDE, ou seja, frequentadores da CEFP que desejem entender e refletir sobre a Doutrina Espírita e suas implicações morais.

ENCONTRO COM JESUS

Grupos de estudo que objetivam o aprofundamento e a melhor compreensão da mensagem de Jesus, através da análise dos evangelhos e de livros de apoio que abordem os acontecimentos da passagem de Jesus encarnado pela Terra.