CULTO DO EVANGELHO NO LAR

ONDE QUER QUE SE ENCONTREM DUAS OU TRÊS PESSOAS EM MEU NOME, COM ELES ESTAREI

OBJETIVO

O objetivo do Culto do Evangelho no Lar é de reunir, uma vez por semana, aqueles que convivem diariamente no lar, com o objetivo de refletir sobre o Evangelho de Jesus. Esta reunião, além de uma oportunidade de confraternização, estudo e reflexão, cria ainda mais uma oportunidade de ação para os amigos espirituais que assistem ao núcleo familiar para, com ambiente propício, atuarem de maneira mais direta.

Caso nem todos sejam da mesma religião, pode ser utilizado um livro que atenda a todos. Por exemplo, caso haja católicos, protestantes e espíritas, pode ser utilizado o Novo Testamento. Por outro lado, caso algum dos moradores prefira não participar, sua vontade deve ser respeitada e o culto pode ser realizado pelos demais.

Finalmente, caso você more sozinho ou caso nenhuma outra pessoa deseje participar, você pode realizar o culto sozinho na certeza de que bons espíritos estarão ao seu lado.

COMO FAZER?

Escolha, na semana, um dia e horário em que a família possa se reunir durante mais ou menos trinta minutos. Este dia e horário deve ser fixo, sem alterações a cada semana. Crianças também podem fazer parte da reunião. Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar; caso não sejam espíritas, devem ser esclarecidos sobre a finalidade da reunião. Há inclusive a possibilidade da reunião ser realizada por uma só pessoa – o roteiro a ser seguido é o mesmo. Deve-se evitar ao máximo não realizá-la no dia e hora acordados, levando-a na conta de um compromisso com os espíritos que ali estarão nos auxiliando.

1) Iniciar com a leitura de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que pode ser aberto ao acaso ou lido em sequência

2) Um dos presentes deve fazer a prece de abertura, que deve ser espontânea, evitando fórmulas e preces decoradas

3) Feita a prece, uma outra pessoa deve ler um pequeno capítulo de um livro de apoio. Como sugestão, indicamos os livros da Coleção Fonte Viva, do espírito Emmanuel (“Fonte Viva”, “Pâo Nosso”, “Caminho, Verdade e Vida” e “Vinha de Luz”)

4) Os presentes podem, então, debater fraternalmente sobre a mensagem lida, focando no lado positivo e nas lições que trazem para cada um de nós

5) Ao término da conversa fraterna, um outro presente faz a prece de encerramento, agradecendo a oportunidade do encontro e pedindo inspiração e proteção na semana que se inicia

Vale ressaltar que o culto do evangelho no lar não é o local apropriado para qualquer tipo de manifestação mediúnica, ainda que um ou mais dos presentes seja médium ostensivo ou mesmo trabalhe mediunicamente em uma casa espírita. Trata-se de momento de reflexão familiar e troca fraterna de idéias.

“ONDE QUER QUE SE ENCONTREM DUAS OU TRÊS PESSOAS EM MEU NOME, COM ELES ESTAREI”: Fonte Evangelho de Mateus, Capítulo 18, Versículo 20