BIBLIOTECA E LIVRARIA

O LIVRO ESPÍRITA (…) É LUZ DE HOJE, AMANHÃ E SEMPRE

NOSSO OBJETIVO


Amparemos o livro respeitável, que é luz de hoje; no entanto, auxiliemos e divulguemos, quanto nos seja possível, o livro espírita, que é luz de hoje, amanhã e sempre.

Emmanuel (1)

A Livraria de um Centro Espírita é muito mais do que uma loja de livros. Ela é uma difusora de luz, uma distribuidora de esperança, conhecimento e consolação. Sua função primordial e fundamental é divulgar, difundir e disseminar o Espiritismo, com firmes alicerces na Codificação Espírita, pois aquele que a procura, muitas vezes recém-chegado à Doutrina, confia em seu direcionamento e orientação para discernir o que é e o que não é Espiritismo, compreendendo melhor a Doutrina codificada por Kardec.

Por tudo isso, a responsabilidade de uma casa espírita, quando da orientação doutrinária de sua livraria e da seleção de obras por ela disponibilizada, é gigantesca. É imperioso oferecer unicamente obras que estejam de acordo com a Codificação, evitando a armadilha de deixar-se levar por idéias e gostos pessoais estranhos ao Espiritismo ou pelo objetivo de aumentar a arrecadação da Casa Espírita.​

Uma livraria espírita, portanto, não é espaço de venda de livros espiritualistas em geral, mas unicamente de livros espíritas  – ou seja, que estejam completamente de acordo com a Codificação Kardequiana e cuja renda seja direcionada a trabalho assistencial (espírita ou não), casa ou federativa espírita ou ainda à própria divulgação do Espiritismo, não dando lucro pessoal aos seus autores.

Emmanuel nos diz:  “O livro nobre livra da ignorância, mas o livro espírita livra da ignorância e livra do mal.” (1)  Bezerra nos lembra: “Cumpre-vos transferirdes às gerações porvindouras, com a pulcritude que recebestes, o patrimônio espírita legado pelos Benfeitores da Humanidade e co­dificado pelo ínclito Allan Kardec”.(2) Emmanuel acrescenta: “o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.(3)

Trabalhamos, portanto, para que a livraria da casa espírita seja local de orientação doutrinária segura, sem enxertos, exotimos ou infiltrações de outras correntes de pensamento. Todos os livros que contenham idéias positivas são respeitáveis, mas somente o livro espírita se qualifica para divulgação dentro de um centro espírita.


NOSSO ESPAÇO

A livraria e biblioteca da CEFP funciona no primeiro andar da Congregação, próxima à recepção, num espaço preparado com todo o carinho para recebê-lo. O espaço é compartilhado entre os títulos à venda pela livraria e um acervo considerável de livros espíritas disponíveis para empréstimo aos frequentadores da casa (mediante cadastro prévio).

Nossos voluntários estão à sua disposição para auxiliá-lo a encontrar o livro adequado ao tema ou assunto espírita sobre o qual deseja ler, bem como, em caso de indisponibilidade de um título específico, verificar a viabilidade de adquiri-lo, considerando sua disponibilidade nos fornecedores com os quais trabalhamos e sua adequação aos objetivos da livraria.

Além disso, procuramos manter nosso ambiente tranquilo e silencioso, não só para que aqueles que nos procuram para adquirir ou retirar livros por empréstimo,mas também para os trabalhadores do plano espiritual que, certamente, utilizam o espaço da livraria para suas próprias tarefas educativas.


Estamos também à sua disposição por e-mail para consultas sobre
​títulos disponíveis ou qualquer outra informação pertinente ao trabalho da livraria.

Nosso e-mail é: livraria@cefp.org.br


O LIVRO ESPÍRITA (…) É LUZ DE HOJE, AMANHÃ E SEMPRE: Fonte revista “Reformador” abril/1963, Emmanuel / Francisco Cândido Xavier
(1) Pelo Espírito Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Publicado na revista “Reformador”, da FEB, de abril de 1963
(2) Pelo Espírito Bezerra de Menezes, psicografado por Divaldo P. Franco. Do livro “Bezerra de Menezes Ontem e Hoje”, ed. FEB
(3) Pelo Espírito Emmanuel, psicografado de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Do livro “Estude e Viva”, Ed. FEB.